Livros

Os livros de José Enrique Barreiro podem ser adquiridos no site versaleditores.com.br

A dor que deveras sente

Naquele que é o mais conhecido de seus poemas (Autopsicografia), Fernando Pessoa escreveu: “o poeta é um fingidor / finge tão completamente/ que chega a fingir que é dor / a dor que deveras sente”. José Enrique Barreiro toma o último verso dessa estrofe para dar título a seu novo livro, em que revela, mais uma vez, sua inquietação com a substituição do ser pelo “vício da matéria”.

O mapa do acaso

Publicado em 1997 pela Topbooks, tem uma segunda edição em 2021 pela Versal. A dimensão transcendente percorre todo o livro, assim sintetizado por Bruno Tolentino na apresentação da obra: “Interrogação tão oblíqua quanto grave, ainda quando bem-humorada, cercando o espantoso enigma do ser”.

A lã das velhas ovelhas já não serve para a neve de amanhã

Duas décadas depois de publicar O mapa do acaso, José Enrique Barreiro apresenta este contundente e inquietante conjunto de 29 poemas que nos confrontam com o mais essencial da condição humana. Raro deleite literário proporcionado pela pura poesia.

Borda Infinita

Sem perder de vista o lirismo e a ironia, o poeta aprofunda a traço metafísico que marca os trabalhos anteriores. Sua percepção filosófica essencial (o ser no mundo não é distinto do ser transcendente) é sugerida desde o título, Borda infinita, traço inexistente entre imanência e transcendência.

Quem adivinha o que é?

A partir de adivinhações do folclore brasileiro, Barreiro criou um divertido livro de enigmas em forma de poemas. O desafio é descobrir as respostas (um segredo: se você reparar com atenção vai ver que estão nas lindas ilustrações de Jana Glatt). Para adivinhadores de todas as idades.

Declaração de amor

Delicado poema, em linguagem simples, como a das crianças. Apresenta várias formas de dizer que gostamos de alguém, a exemplo deste trecho: “Gosto de ti / como fruta gosta de dente / cabelo gosta de pente / sala gosta de gente” O poema infantil ganhou mais vida e beleza com as ilustrações criativas de Jana Glatt.